Com a evolução dos tempos, ficou nítido para a agricultura mundial que a adubação é um dos fatores que determinam a produtividade. As plantas necessitam tanto de macro quanto de micronutrientes, visto que esses elementos desempenham funções vitais em seu metabolismo.

Cada vez mais os produtores de cana-de-açúcar estão adeptos a novas tecnologias visando atingir patamares mais altos de produtividade e maior rentabilidade de sua produção e, nesse cenário, a adubação via tolete se mostra como promissora oportunidade de fornecimento de nutrientes e ganho em produção.

A utilização de nutrientes via tolete proporciona maior germinação e desenvolvimento de raízes do colmo, além de possibilitar o uso em conjunto com inseticidas, ácidos húmicos e bioestimulantes, reduzindo os custos pela otimização da operação, além de proporcionar a distribuição homogênea dos nutrientes ao longo da área.

Para o sucesso da operação de adubação via tolete é fundamental o conhecimento dos equipamentos e maquinários disponíveis na propriedade, bem como sua perfeita regulagem, garantindo que a operação realizada em conjunto com o plantio se dê de forma adequada.

Podem ser utilizados fertilizantes simples ou misturas com micronutrientes, em sua maioria. Os produtos podem ser sais, sólidos ou fluidos, quelatizados ou suspensão concentrada. É muito importante observar a compatibilidade dos produtos utilizados com os demais que serão aplicados, especialmente o inseticida.

Diversos trabalhos conduzidos na literatura citam ganhos obtidos com a aplicação de nutrientes via tolete, especialmente micronutrientes. Como exemplo, na pesquisa desenvolvida por Vitti et al (2007) observou-se acréscimo de 07 ton/ha em produtividade da cana-de-açúcar quando se realizou a aplicação de micronutrientes via tolete, quando comparado ao controle (sem aplicação). O autor afirma que esse acréscimo está correlacionado com o aumento na germinação dos colmos e ao maior desenvolvimento de raízes.

A Multitécnica possui em sua linha diversos fertilizantes que podem ser aplicados via tolete, com destaque para a associação dos produtos MultiTurbo e MultiHumic.

O MultiTurbo combina o nutriente zinco com extrato de algas, resultando em um produto que estimula o desenvolvimento das gemas de crescimento apical e radicular, provocando o equilíbrio hormonal e trazendo ótimas respostas de enraizamento.

O Multihumic possui em sua formulação ácidos húmicos e fúlvicos associado aos nutrientes nitrogênio e potássio.

A aplicação de MultiTurbo (1 litro por hectare) em combinação com Multihumic (10 litros por hectare), através da pulverização das soluções com os produtos sobre os toletes antes da operação de cobrição dos sulcos foi avaliada pela Adubai Consultoria Agronômica no município de Santa Rita do Passa Quatro na safra 2019/2020.

Nas condições em que foi realizado o experimento, para cana-planta com a variedade RB 86-7515, a aplicação dos tratamentos apresentou influências positivas no desenvolvimento da cultura:

– Maior quantidade de colmos antes da colheita, com diferenças significativas em relação ao controle;

– Apesar de não ter diferença significativa para aumento de produtividade de colmos, o aumento no número de colmos influenciou uma produção relativa bastante superior numericamente para o tratamento com MultiTurbo e MultiHumic, atingindo até 15% a mais de colmos;

– Houve aumento na produção de açúcar, que, ainda que não significativo, atingiu 13% a mais de açúcar em relação ao controle, indicando um grande potencial para esses produtos no tratamento de toletes;

Rolar para cima