O setor da agricultura ligou o sinal de alerta com as fortes chuvas deste início de ano que atingem produções de diversas partes do país.
Isso acontece justamente porque estamos em um período importante para o agronegócio,já que diversas culturas anuais já estão em pleno período de colheita.
Entretanto, neste ano, as fortes chuvas já causam preocupação para muito produtores.
Veja o caso do Estado de Minas Gerais, onde mais de 100 cidades estão em estado de emergência por causa das chuvas das últimas semanas.
Por isso, na região mais afetada, próximo à capital Belo Horizonte, diversas áreas agrícolas, lideradas por pequenos produtores, enfrentarão dificuldades.
Dificuldades e prejuízos são alertas para agricultura
Para o produtor de hortifruti a preocupação é grande. Afinal, há dificuldade para escoar a produção e o transbordo de rios afetou diversas pequenas propriedades.
No Espírito Santo, pecuaristas relatam prejuízos significativos na produção de leite.
Após as enchentes, os produtores terão que recuperar pastagens, cercas e currais. Agricultores enfrentam diversas dificuldades para escoar a produção de banana.
Entidades de classe se organizam para ajudar agricultores após fortes chuvas
Ainda no sul do estado Capixaba, lavouras e pastos foram perdidos. As chuvas fizeram terras se tornarem improdutivas e produtor rural ficar descapitalizado.
Por isso, a Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Estado (Senar-ES) e os sindicatos rurais vão levar assistência técnica para até mil produtores gratuitamente.
Já no Mato Grosso, os relatos são de que as chuvas estão dificultando a entrada das máquinas para a colheita da soja. Logo, em algumas fazendas as máquinas ficaram até quatro dias sem conseguir entrar na lavoura por causa da umidade elevada; apesar do transtorno ainda não há relatos de perdas.
Para quem vive da agricultura estar alerta para as fortes chuvas pode salvar a lavoura. Veja dicas de como proteger a cultura durante esse período.
Irrigação
É um equívoco pensar que num período de chuvas as plantas não necessitem de irrigação. Desta forma, monitore as áreas e verifique se a umidade está uniforme e supra a necessidade da cultura instalada;
Drenagem
Verifique sempre se o sistema de drenagem da sua cultura está adequado e sempre realize a manutenção necessária, minimizando os riscos de erosão;
Reposição
Fortes chuvas tendem a carrear os nutrientes essenciais das plantas. Portanto, para driblar isso é necessário realizar a reposição por adição de fertilizantes, observando a via mais adequada (via solo, foliar ou fertirrigação);
Cuidado com as daninhas
Plantas invasoras costumam se reproduzir em maior velocidade durante épocas de alta disponibilidade hídrica.