A agricultura tem sido apontada como um caso de sucesso produtivo, tentamos a cada dia sermos cada vez mais sustentáveis e eficientes no ramo agrícola. Entretanto, apesar do reconhecimento, há desafios que precisam ser solucionados para que o nosso país mantenha este status de protagonista na produção mundial de alimentos.

O principal desafio pode ser resumido na questão: Como aliar a agricultura sustentável com a máxima produtividade das lavouras?

Vemos que a população mundial continua crescendo, porém, já observamos relativa redução de novas áreas disponíveis à atividade agrícola. Assim, o aumento da produção deve ocorrer aliada ao aumento da produtividade.

Portanto, a discussão da relação Agricultura x Produtividade representa um dos desafios mais importantes do atual contexto do agronegócio.

Agricultura x Produtividade

Assim, a busca por atividades produtivas e ao mesmo tempo sustentáveis, significará produzir mais, com máxima qualidade, baixo custo, mas sem a necessidade de intervenção em novas áreas. Ou seja, produzir mais com menos!

Mas como fazer isso? Veja as dicas de ouro que a equipe da Multitécnica preparou para você que busca melhorar a relação da Agricultura com a máxima produtividade.

  1. Utilize o plantio direto sempre que houver a possibilidade

O Sistema de Plantio Direto (SPD) representa uma tecnologia conservacionista na agricultura. Inicialmente, requer cuidados na sua implantação, mas assim que estabelecido objetiva o aumento da produtividade e rendimento de culturas de forma substancial.

Tais fatos são melhorados, pois o SPD causa uma drástica redução da erosão, aliada à redução do potencial de contaminação ambiental. Também é oferecido ao agricultor maior garantia da sua renda, já que a estabilidade da produção é ampliada em comparação aos métodos tradicionais de manejo de solo.

Estudos realizados pela Embrapa Soja comprovam o aumento da produtividade com a adoção do plantio direto. Segundo os estudos, o SPD aumenta a produtividade nas lavouras em 30%, quando comparado ao sistema convencional.

Em anos de seca, lavouras que receberam o plantio direto podem produzir até o dobro quando comparado ao sistema convencional.

  1. Invista na tecnologia ligada à agricultura

A tecnologia é, sem dúvidas, umas das grandes aliadas da produtividade na agricultura, estando presente em todos os níveis de produção no campo.

Hoje em dia existem máquinas que realizam tanto a semeadura como a colheita com o mínimo desperdício, além de máquinas que facilitam a poda em lavouras frutíferas, reduzindo o tempo e número de funcionários no trabalho.

Há também softwares que auxiliam o mapeamento e a gestão, drones que sobrevoam a propriedade, coletando dados que vão facilitar a visualização e informar os pontos de falha das culturas.

Toda essa tecnologia também tem o importante apoio da agricultura de precisão que auxiliará o produtor a coletar, armazenar e interpretar os dados. Estes, irão proporcionar uma melhor tomada de decisão ao empresário rural, ajudando-o a maximizar sua produtividade.

A tecnologia, tanto nas modernas máquinas agrícolas quanto na qualidade da informação, irá contribuir com a produtividade de forma substancial, sendo esse um fator imprescindível na atual conjuntura da agricultura.

  1. Use fertilizantes, mas esteja embasado em conhecimentos técnicos

Na história da agricultura mundial, um dos principais responsáveis (se não o maior) da elevação da produtividade agrícola foram os fertilizantes.

Desde muito tempo, os fertilizantes foram responsáveis pelo aumento da produtividade da agricultura. Fato que ainda faz sentido na atualidade, visto que aproximadamente 50% dos ganhos em produtividade das culturas tem como principal responsável o fertilizante.

Isso ocorre porque a aplicação de fertilizantes melhora a produtividade das culturas, oferecendo a elas diversas vantagens, como manter ou aumentar a quantidade de nutrientes no solo e nas plantas, de forma a atender às exigências da cultura.

Porém, apesar das vantagens, a aplicação de fertilizantes na agricultura deve ser realizada sempre com embasamento em conhecimentos e técnicas, ou seja, na utilização de práticas mais adequadas e sistemas mais eficientes. Tais cuidados, garantem o uso mais racional do fertilizante.

Para isso é necessário sempre seguir algumas recomendações de manejo de acordo as expectativas de produtividade da cultura na região, como: análise do solo, histórico produtivo, demandas nutricionais da lavoura, fatores climáticos, etc.

Ainda sobre os fertilizantes, vale ressaltar duas coisas:

  •  Até o fertilizante, quando aplicado em excesso, fará mal à lavoura e ao meio-ambiente, efeitos esses que são contrários à produtividade;
  •  A eficiência agronômica de fertilizantes tende a ocorrer em sistemas equilibrados com plantio direto e rotação de culturas, portanto ponderar essas técnicas pode ser um passo importante para melhorar a relação agricultura x produtividade.
  1. Seja, acima de tudo, um empresário rural

Sem uma boa gestão não há lucro, muito menos produtividade. Essa é a prova que, independente do setor, a eficiência na gestão faz-se fundamental na busca pela maior produtividade. Na gestão de empresas ligadas ao ambiente da agricultura a ideia deve ser a mesma.

Neste sentido, você tem que deixar de ser um simples produtor rural, para agir como um legitimo empresário rural. Para isso, deve estar sempre antenado, buscando informação e inovações mais viáveis e acessíveis, que sejam capazes de diminuir custos, aumentar lucros e gerar maior produtividade.

Independentemente do tamanho do seu negócio, você deve exercer sua atividade da forma mais profissional possível. Somente assim você conseguirá alinhar a eficiência na agricultura com a máxima produtividade.

 

Você usa fertilizantes para aumentar a produtividade da sua cultura? Então aproveite e conheça o catálogo de fertilizantes da Multitécnica!

Agricultura x Produtividade

Rolar para cima