É fato que a tecnologia invadiu o agronegócio há bastante tempo. Hoje, qualquer processo relacionado a atividades rurais tem a participação de algum tipo de tecnologia. E, é claro que sua revenda agrícola não pode ficar de fora dessa.

Hoje em dia, já são várias as tecnologias que contribuem com o crescimento e desenvolvimento destes estabelecimentos.

Diversas revendas agrícolas fazem uso da tecnologia para trazer rapidez e qualidade a todas as suas atividades, desde o controle de estoque, até a melhor negociação com fornecedores e relacionamento com clientes.

Dessa forma, mostraremos a seguir como a tecnologia pode ser uma aliada para o crescimento da sua revenda agrícola, tornando-a mais rentável e competitiva.

Tecnologia: Melhora a competitividade da revenda agrícola

Devido ao seu perfil agrário, o Brasil dispõe-se de uma infinidade de revendas agrícolas ou pode-se dizer, distribuidores de insumos agrícolas, dispostas em todo o país. Devido à quantidade, a competitividade é intensa entre todas as revendas. Por isso, a revenda deve ponderar ações para sobreviver, crescer e se diferenciar.

Neste sentido, a tecnologia pode se tornar uma grande aliada de qualquer revenda agrícola!

Não basta apenas ter profissionais qualificados e uma equipe mais engajada, se não há facilidades para coletar, armazenar e analisar dados e informações, que podem ser facilmente oferecidos por softwares de gestão, ou seja, por meio da tecnologia.

São diversas as informações que um gestor de uma revenda pode ter acesso com o uso de tecnologia, sendo as mais comuns:

  • Receituário agronômico e seus controles;
  • Relatórios de vendas ou informações sobre os vendedores;
  • Informações de estoque por lote, local e validade;
  • Relatórios financeiros, fluxo de caixa, emissão de notas fiscais;
  • Informações para órgãos reguladores e muitos outros.

Revenda Agrícola

Tudo isso pode ser organizado com agilidade e precisão por meio de processos tecnológicos, buscando referências e dados confiáveis, auxiliando, dessa forma, no processo decisório da revenda agrícola.

Processos de uma revenda que são beneficiados pela tecnologia

Atualmente, os processos de uma empresa são melhores conduzidos quando fazem uso da tecnologia. Os processos mais importantes são:

Gestão de compras e de estoque

A gestão de compras representa parte importante para o crescimento de qualquer revenda agrícola, porém, alguns erros podem comprometer seriamente as compras, como a falta de planejamento e o excesso ou a falta de determinados produtos.

A gestão de estoque tem importância semelhante. Neste processo é fundamental manter o controle sobre os itens que tenham maior saída, visando uma rápida reposição, para que não falte ao cliente.

Além disso, o acompanhamento do lote e os prazos de validade são determinantes para um melhor atendimento ao produtor rural, com consequente sucesso da revenda.

Dessa forma, com a adoção de uma tecnologia específica, é possível gerenciar as operações de sua revenda agrícola de maneira muito mais segura e flexível, realizando toda a gestão compras e de estoque, tabelas de preços, transferências, comissões e gerando relatórios dinâmicos, tudo para facilitar a análise de informações.

Gestão agronômica/zootécnica

Ter um sistema que disponha da geração de receituário agronômico, ficha de emergência e bulas de produtos e medicamentos pode ser uma funcionalidade simples, mas tem a capacidade de dar a revenda agrícola ainda mais poder de competitiva.

Além disso, é possível, via tecnologia, promover integrações com os órgãos fiscalizadores (IMA, Secretarias Agropecuárias Estaduais, IDAF entre outros) e com empresas fornecedoras de insumos. Com isso, é possível otimizar tempo e recursos, evitando assim retrabalhos na revenda agrícola.

Gestão de relacionamento

Uma eficiente gestão de relacionamento, tanto com fornecedores, quanto com clientes, é imprescindível para o crescimento de uma revenda agrícola.

Isso porque, se relacionar bem com fornecedores e atender às necessidades do consumidor são objetivos centrais de toda revenda agrícola, mas para isso é importante manter um banco de dados que disponha das informações mais relevantes sobre cada fornecedor e cada cliente, tais como:

  • Tipos de produtos oferecidos pelos fornecedores;
  • Histórico de vendas, de compras e preferências de consumo;
  • Dados telefônicos e e-mails atualizados, possibilitando o envio de promoções ou novidades;
  • Tipos de insumos mais utilizados pelo cliente;
  • Frequência, valor e pagamento das compras que realiza, etc.

Sem a tecnologia dos softwares de gestão ficaria praticamente impossível manter, controlar e analisar todos esses dados.

A integração das tecnologias será fundamental para a sua revenda agrícola

Como podemos perceber, vários são os recursos tecnológicos que visam facilitar a gestão e operação de uma revenda agrícola, contudo, se essas soluções forem feitas separadamente, dificilmente a revenda agrícola terá sucesso.

Nesse sentido, é importante que haja o investimento em um sistema de gestão integrado, onde todos os processos mencionados atuarão de forma integrada, potencializando os resultados da revenda agrícola, fazendo-a crescer.

Esse tipo de investimento possibilitará ganhos consideráveis para a revenda, proporcionando uma correta gestão de clientes, de fornecedores, estoques, controle de pagamentos, entre tantos outros.

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