Programa utiliza recursos de inteligência artificial para ajudar colaboradores e clientes em suas tarefas


Desde o início de abril a Multitécnica conta com uma importante ferramenta para comunicação direta e objetiva com seus colaboradores e, em breve, também seus clientes: a assistente virtual Magnólia, ou simplesmente, “Mag”, como já é conhecida internamente. O nome é uma referência carinhosa ao nutriente magnésio, tão importante para o desenvolvimento das lavouras e presente nos principais produtos da linha Multitécnica. Trata-se de mais uma iniciativa que reforça a essência inovadora da empresa, a exemplo do que já faz no campo.

A assistente virtual é um programa de computador projetado para interagir com usuários de maneira semelhante a um ser humano e fornecer assistência em tarefas específicas. “Para isso, ela utiliza técnicas de inteligência artificial, processamento de linguagem natural e aprendizado de máquina para compreender e responder de maneira clara e objetiva às perguntas dos usuários”, explica Rafael Barçante, gerente de TI da Multitécnica.

“No caso da Mag, ela é também nossa assistente virtual para assuntos internos e quem passa os comunicados em todas as mídias da empresa”, acrescenta o analista de dados Daniel Camilo, outro profissional de TI envolvido no projeto. “A Mag veio para a Multitécnica, num primeiro momento, para ajudar o nosso público interno. Ela nasceu bem focada em nossos vendedores, mas, ela é uma garota cheia de potencial! Por isso os nossos planos para ela é que, em breve, ela comece a interagir também com nossos clientes”, diz.

Rafael explica que a assistente virtual inicialmente faz a coleta de entrada do usuário e, a partir de técnicas de inteligência artificial, compreende a intenção desse usuário, recupera informações relevantes, gera uma resposta adequada para, então, apresentá-la ao usuário. “O sistema traz consigo a possibilidade de aprendizado e melhoria contínua”, acrescenta.

A ferramenta faz parte do projeto de expansão e inovação da Multitécnica e tem como objetivos fornecer suporte eficiente, agilizar o atendimento e melhorar a experiência dos clientes com a empresa, além de automatizar tarefas, coletar dados e oferecer insights aos usuários. Para implementá-la, foi necessária a integração entre os departamentos de TI, Marketing e Comercial do Grupo Multitécnica, além de investimento em um parceiro qualificado, no caso a desenvolvedora Take Blip. Houve, ainda, os treinamentos para a equipe interna poder utilizar o sistema em todas as suas possibilidades.

“Fizemos um intensivo nos cursos e treinamentos da plataforma da Take Blip para que pudéssemos ser capazes de fazer todos os desenvolvimentos necessários. Estudamos Processamento de Linguagem Natural (PLN) para dar à Mag a capacidade de interagir com os usuários de forma mais natural e fluida. E, para os próximos passos da Mag, temos estudado intensivamente as mais modernas tecnologias de Inteligência Artificial para que ela seja, cada vez mais, uma especialista em todos os produtos e processos da Multitécnica”, explica Daniel.

“A Mag vem ao encontro das diretrizes do grupo Multitécnica, que está sempre empenhado em oferecer soluções tecnológicas aos seus clientes, colaboradores e fornecedores”, acrescenta Rafael. “A empresa está comprometida em explorar novas tecnologias e implementar soluções inovadoras que impulsionem o crescimento e a eficiência em seus negócios”.

 

Marketing // Multitécnica

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