O agricultor brasileiro está em uma busca constante pelo otimização da produção, e para alcançá-la, diversas técnicas agrícolas são adotadas como por exemplo, a aplicação de fertilizantes via água de irrigação. O que chamamos de fertirrigação.

Essa técnica consiste no uso racional dos fertilizantes na agricultura irrigada, uma vez que aumenta a eficiência de seu uso, reduz a mão-de-obra e o custo de energia do sistema de irrigação.

É uma das maneiras econômicas de aplicação de fertilizantes nas lavouras, essencialmente em regiões de clima árido e semiárido, onde as plantas necessitam da água para que se desenvolvam, assumindo papel primordial como fator de aumento de produtividade e redução de custo de produção.

Saiba neste post como funciona o processo de fertirrigação, suas vantagens, desvantagens e a possibilidade de substituir a irrigação dita tradicional.

Fertirrigação: o que é?

A técnica conhecida como fertirrigação é utilizada no Brasil há pelo menos 3 décadas e consiste basicamente no uso de fertilizantes combinados com o processo de irrigação. Dessa forma, os adubos são injetados na água de irrigação formando o que se chama de “água de irrigação enriquecida”.

Diferentemente dos fertilizantes aplicados diretamente no solo, a fertirrigação é caracterizada por fornecer nutrientes (via fertilizantes) às plantas em menor quantidade, mas de forma mais frequente.

Fazendo isso, mantém-se um teor de nutrientes no solo em quantidades ideais e exigidas nas diferentes fases do ciclo da cultura, levando a um aumento na eficiência do uso de nutrientes pelas plantas que, consequentemente, contribuirá com a produtividade.

A fertirrigação também é considerada uma técnica que permite levar os nutrientes às raízes das plantas de forma mais localizada e pontual, gerando economia no uso de fertilizantes além do dossel ser mantido seco, reduzindo a incidência de patógenos e queima das folhas.

Essa técnica também é considerada sustentável, pois sua utilização gera lucros ao produtor quando bem realizada, é ambientalmente correta e tem uma função social importante.

Vantagens da adoção da fertirrigação

Assim como ocorre com o uso de fertilizantes, a fertirrigação, quando bem planejada e aplicada com equipamentos de irrigação bem calibrados, traz diversas vantagens ao produtor rural.

Geralmente, a aplicação única de fertilizantes representa uma operação onerosa e bastante demorada. Mas quando usamos os equipamentos de irrigação para também aplicar os fertilizantes, haverá maior rapidez e eficiência e melhor aproveitamento dos equipamentos de irrigação.

Outra vantagem é a economia, tanto no custo de aplicação de fertilizantes quanto na menor necessidade de mão de obra e máquinas. Também demanda menor energia para aplicar os fertilizantes, já que serão aplicados juntamente com a água de irrigação.

A fertirrigação também é uma importante ferramenta de conservação do solo e da água, pois reduz o tráfego de máquinas e atividades de pessoas na área, evitando, por consequência, a compactação do solo e favorecendo as condições físicas do solo.

E as desvantagens da fertirrigação?

Sem dúvidas, a aplicação de fertilizantes durante a irrigação traz diversos benefícios à atividade, mas há também algumas desvantagens desta técnica que precisam ser ponderadas.

O custo inicial para a aplicação de um projeto de irrigação, neste caso para as propriedades que não faziam uso de nenhuma forma de irrigação anteriormente.

Outra desvantagem tem relação com a escolha não correta dos fertilizantes. Isso porque no momento da mistura dos nutrientes pode acontecer alguma incompatibilidade entre eles, fato que diminuirá a solubilidade e irá gerar precipitação de nutrientes no fundo do tanque de mistura, prejudicando a aplicação.

A escolha incorreta dos nutrientes pode também causar entupimento do sistema de irrigação e causar salinidade do solo ou do substrato devido ao uso excessivo de adubo.

Assim, se atentar a esses fatos é fundamental para uma boa fertirrigação da lavoura.

A fertirrigação substituirá a irrigação tradicional?

Com a maior popularização da fertirrigação, muitos produtores rurais começaram a se perguntar se a fertirrigação tem a capacidade de superar e até substituir a irrigação por completo.

Podemos dizer que até é possível essa substituição, mas alguns estudos como este, publicado pela Embrapa, indicam que a fertirrigação seria uma técnica mais eficaz quando aplicada à alguns tipos específicos de irrigação.

Segundo este estudo, a fertirrigação é mais eficiente e recomendada para os sistemas de irrigação localizada, caso do sistema de gotejamento.

Isso porque, no gotejamento, o sistema radicular da cultura coincide com as regiões de maiores valores de umidade do volume molhado gerado pelos gotejadores. Tal fato, otimiza por consequência, o aproveitamento dos fertilizantes.

Vale lembrar que tanto na microaspersão quanto na aspersão, o volume de solo molhado é significativamente maior, reduzindo a eficiência da fertilização.

Assim, fica claro que a aplicação de fertilizantes junto à irrigação talvez não substitua a irrigação, mas pode representar uma técnica bastante eficiente em diversas possibilidades, desde que seja bem planejada, utilize os equipamentos certos e siga as recomendações de um agrônomo.

Gostou deste conteúdo? Então receba agora mesmo o novo catálogo de fertilizantes Multitécnica!

Rolar para cima