Você tem uma revenda agrícola? Sabe quais são seus fornecedores, e os preços oferecidos por eles? Qual a qualidade dos produtos que você necessita e qual é o prazo médio de entrega? A relação com seus fornecedores é boa para ambos? Se você não tiver a resposta para estas questões, é melhor aprimorar a sua gestão de fornecedores!
Hoje em dia, num cenário altamente competitivo, uma boa negociação com fornecedores de insumos, medicamentos, ferramentas e demais produtos é fundamental para o sucesso de toda revenda agrícola.
Assim, para melhorar a gestão de fornecedores, é essencial que você priorize seu planejamento, garantindo boas negociações com todos os responsáveis por abastecer sua revenda com os mais variados produtos.
Ao negociar e se relacionar de forma eficiente com seus fornecedores, a sua revenda agrícola conseguirá melhores preços e prazos de entrega. Além disso, você conseguirá ofertar os melhores produtos aos seus clientes.
Neste contexto, a gestão de fornecedores exige diversas habilidades de relacionamento e negociação para atender a máxima do “ganha-ganha”, ou seja, tanto a revenda agrícola quanto o fornecedor irão ganhar com o fechamento e manutenção dos contratos.
Veja, no post de hoje, algumas das principais características pertinentes a uma boa gestão de fornecedores. Veja também importantes dicas que você deve seguir sobre o assunto.
Importância da gestão de fornecedores para a sua revenda
No Brasil, o mercado agrícola é altamente competitivo. Essa alta competitividade exige que as revendas agrícolas busquem alguns diferenciais que as destaquem da concorrência.
Um desses diferencias é a capacidade em gerenciar os fornecedores da forma mais eficiente possível.
Antigamente, essa atividade era renegada e colocada em segundo plano nas empresas. Atualmente, uma boa gestão de fornecedores representa uma parte estratégica dos negócios, impactando diretamente na produção, na qualidade/quantidade e no preço dos produtos.
Ao realizar uma boa gestão de fornecedores será possível fazer uso dos recursos de maneira que a revenda consiga aumentar seus lucros ao mesmo tempo em que melhora a sua eficiência.
Gerenciar significará analisar e avaliar os fornecedores de maneira constante, possibilitando a maximização da produtividade e minimização dos custos operacionais.
Fatores que incentivaram a adoção da gestão de fornecedores
De maneira geral, podemos enumerar os seguintes critérios que fizeram a gestão de fornecedores se tornar tão importante na estratégia de revendas agrícolas:
- Aumento do valor agregado dos produtos, serviços e matérias-primas adquiridos diariamente pela revenda;
- Importação de produtos oriundos de outros países;
- Alta competitividade por preços;
- Avanços tecnológicos;
- Aumento da rápida necessidade dos clientes por produtos específicos.
Assim, o objetivo é que a empresa compradora trabalhe em parceria com os fornecedores, atuando em múltiplas etapas do processo, desde a negociação até o pós-venda.
Características de um bom fornecedor que você deve estar atento
Para atingir o sucesso da sua revenda agrícola, é necessário o conhecimento dos seus melhores fornecedores. Mas como definir os melhores?
Isto não é uma tarefa difícil, basta realizar corretamente a avaliação de seus fornecedores, sendo este o ponto de partida na busca.
A avaliação de fornecedores é um processo que passa inicialmente pela seleção, que deve se basear nos seguintes critérios:
- Preço;
- Prazo de entrega; e
- Qualidade.
O preço ofertado pelo fornecedor deve ser acessível e estar dentro da sua média de preços. Mas cuidado com preços muito baixos, pois podem estar agregados ao comprometimento da qualidade.
Assim, quando for negociar preço, busque ponderar sempre o melhor preço, que nem sempre será o menor preço!
O prazo de entrega, por sua vez, deve cumprir as suas necessidades (e de seus consumidores) quanto a demanda pelos produtos, lembrando que sua revenda deve conter produtos a disposição dos consumidores a todo momento.
Além do preço, do prazo e da qualidade, outros itens importantes também devem ser ponderados durante a seleção de fornecedores:
- Custo total de aquisição: Representam todos os custos que estão relacionados à compra do produto, caso do frete e dos encargos;
- Qualidade total do fornecedor: Você deve analisar não somente a qualidade do produto, mas tudo que englobará a negociação, principalmente no quesito logístico (frequência, velocidade e consistência da entrega) e conformidade técnica do produto.
- Localização do fornecedor: Para alguns produtos, caso dos perecíveis, a localização do fornecedor ou do seu estoque é fator chave, somente assim será possível atender suas demandas rapidamente.
A saúde financeira do fornecedor, a solidez na reputação, capacidade tecnológica e a estratégia/estrutura organizacional também são requesitos fundamentais na seleção e avaliação dos melhores fornecedores.
Técnicas de negociação com fornecedores
Para que você tenha uma gestão de fornecedores de excelência e máxima qualidade, você deve priorizar algumas técnicas de negociação de suma importância. Veja a seguir, algumas destas técnicas e como elas agregam qualidade à sua gestão de fornecedores.
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Defina previamente seus objetivos quanto ao prazo e ao preço
Antes de contatar os fornecedores, saiba o que você quer e precisa. Busque determinar de maneira prévia quais serão seus objetivos quanto aos prazos de entrega, descontos, formas de pagamento e quantidade.
Neste momento é importante que você conheça quais são seus limites de negociação. Esse tipo de preparação é importante para manter o controle, evitando que escolhas erradas em alguns dos quesitos da negociação.
Além disso, seus objetivos também devem se basear fielmente nos principais produtos cuja demanda é maior dentro da sua revenda agrícola.
Entre os principais insumos e equipamentos podemos citar: Peças e acessórios para pequenos implementos agrícolas, adubos, fertilizantes, pesticidas, herbicidas, fungicidas, além de ração e suplementos animais.
Para saber mais sobre alguns dos principais produtos que não podem faltar, .
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Trate seu fornecedor como um parceiro
Na gestão de fornecedores um erro bastante comum é enxergar nossos fornecedores como uma espécie de adversários, onde “para o primeiro ter vantagem, o segundo precisará necessariamente perder e vice-versa”. Isso não é verdade!
Qualquer tipo de negociação de qualidade deve buscar um consenso, onde ambos os lados saem satisfeitos, resultando de um relacionamento harmônico e de parceria mútua. Portanto, quando for negociar, procure por alternativas que sejam boas para seu fornecedor e ótimas para sua revenda!
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Sempre tenha uma alternativa em mente
Toda negociação com qualquer fornecedor nunca será justa para você se você tiver uma única opção — Se o fornecedor souber disso, aí sim que você sairá perdendo.
Por isso, para não ficar refém de uma única possibilidade, é sempre bom sempre ter um plano B para colocar em pauta caso a negociação não siga um rumo que você julgue positivo.
Essa opção pode envolver um outro fornecedor com melhores condições ou até uma alteração no produto final que seria fabricado a partir dos insumos desse fornecedor.
Para revendas agrícolas, a outra opção de fornecedores se faz ainda mais fundamental, visto que alguns produtos e equipamentos nunca podem faltar na revenda.
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Construa relacionamentos de longo prazo
Uma das razões para o sucesso da gestão de fornecedores, cuja negociação é sempre vantajosa para ambos os lados é o relacionamento a longo prazo.
Isso porque relacionamentos de longo prazo com fornecedores recorrentes costumam desenvolver um laço de confiança para ambos os lados.
Essa confiança faz com que as negociações se tornem naturalmente mais confortáveis, alcançando o consenso com mais facilidade.
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Pesquise bastante antes de fechar qualquer compra
Para o sucesso da gestão de fornecedores como um todo, estar munido de informações relevantes sobre as características do fornecedor (e também de seus concorrentes) é fundamental.
Tomar decisões ruins por pura falta de conhecimento é um erro que você não pode cometer! Por isso, pesquise bastante sobre as possibilidades que atenderão ao seu negócio e considere cada detalhe antes de fechar um acordo.
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Defina muito bem sua estratégia de compra
No processo de gestão de fornecedores, é imprescindível que você siga uma estratégia previamente definida. Assim, quando for se planejar para a negociação com o fornecedor, defina como você realizará tal processo e aja com coerência, sempre focado no seu objetivo final.
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Compartilhe informações com seus fornecedores
O fornecedor é seu parceiro e deve ser tratado como tal. Por isso, faz-se interessante compartilhar informações críticas com seu fornecedor, recebendo informações dele também. É claro que a transferência de informação, geralmente ocorrerá após um processo de confiança, confidencialidade e segurança.
Ao estabelecer esse nível de informação, você e seu fornecedor conseguirão alinhar a negociação, buscando sempre a melhoria da relação.
Relação entre a gestão de fornecedores com gestão de compras e de estoque
Na sua revenda agrícola, a gestão de fornecedores, estoque e compras devem, necessariamente, andar juntos para o bem do negócio e para formar a estratégias de negociação com fornecedores.
A gestão de estoque será fundamental a medida que uma de suas funções é a de conhecer o grau de demanda (maior ou menor) de produtos da revenda, isso facilita a negociação com os fornecedores na hora de fazer novas compras.
Para saber mais sobre a importância da gestão de estoque em sua revenda agrícola, veja nosso post exclusivo. Nele, apresentamos os 5 principais motivos para você fazer uma boa gestão de estoque.
A gestão de compras, por sua vez, será fundamental para melhorar a gestão de fornecedores, contribuindo fielmente com a estratégia de relacionamento com os fornecedores.
Isso porque, para negociar com fornecedores, você precisa saber quais são suas necessidades quanto ao preço, a qualidade e a quantidade dos produtos, ações inerentes à gestão de compras.
Aqui no blog, inclusive, já apresentamos os 3 principais erros que você não deve cometer na compra de produtos para a sua revenda agrícola. Vale a pena conhece-los para tornar a sua gestão de compras mais eficiente, trazendo ganhos também na gestão de fornecedores.
A sua negociação com fornecedores será uma ação diária, onde suas decisões deverão se basear no seu planejamento. Tornar este processo mais eficiente será necessário para o bom andamento da sua revenda agrícola.
Gostou do artigo de hoje? Aproveite e conheça nosso catálogo de produtos!
Referências
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Gestão de fornecedores: por que é importante para a sua empresa? – https://www.ibid.com.br/blog/gestao-de-fornecedores-por-que-e-importante-para-sua-empresa/;
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Negociação com fornecedores: 12 técnicas de sucesso para aplicar já – https://www.docusign.com.br/blog/negociacao-com-fornecedores/;
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Gestão de fornecedores: entenda a importância e saiba como fazer! – http://frotas.locamerica.com.br/gestao-de-fornecedores-entenda-importancia-e-saiba-como-fazer/;