Multitécnica possui fórmulas específicas e balanceadas para atender às necessidades de nutrição foliar do cafeeiro
O cafeicultor brasileiro já encontra no mercado uma linha de produtos desenvolvidos exclusivamente para o máximo rendimento de sua cultura. Trata-se da linha MultiSais, elaborada pela Multitécnica, que oferece nutrição via foliar para todas as fases do cultivo. São produtos de alta solubilidade, portanto de rápida dissolução que podem ser utilizados diretamente no tanque de pulverização.
Tratam-se de fórmulas desenvolvidas para fornecer, corrigir e equilibrar os níveis dos elementos essenciais para o café. Assim, além de suprirem as necessidades para os cafeeiros crescerem e produzirem adequadamente, os produtos MultiSais podem ser empregados isoladamente ou em caldas, combinadas com fungicidas – mas sempre sob orientação profissional de um engenheiro agrônomo.
A linha MultiSais traz em sua formulação os principais nutrientes exigidos pelo metabolismo das plantas, reunidos de forma equilibrada. Suas fórmulas exclusivas de sais mono hidratados têm indicações específicas para as exigências nutricionais de cada região e variedade cafeeira – daí os produtos serem denominados Cerrado, Conilon, das Montanhas e Manutenção.
“A gente “calibrou” cada elemento de acordo com a região de cultivo de café”, explica o engenheiro agrônomo Marcos Vinícius Dias, Gerente de Portfólio da Multitécnica. Desta forma, o Montanha foi criado pensando-se na região mineira da Zona da Mata, mas é bastante utilizado também no sul de Minas. O Cerrado é mais empregado na região do Alto Paranaíba, também em Minas Gerais – e também no sul do Estado. “Por sua vez, o Manutenção é voltado para lavouras que já estão muito bem, que têm uma boa quantidade do elemento, principalmente zinco, nas folhas”, explica Marcos.
Aplicados de setembro a abril, os produtos possibilitam o maior crescimento dos ramos, melhor pegamento da florada, maior retenção foliar e, consequentemente, maior produtividade do cafeeiro. Quando empregados em sinergia com os fungicidas cúpricos, a mistura supre a necessidade de cobre das plantas e promove, também, a proteção contra a Cercóspora e a Ferrugem, aliada ao ótimo desenvolvimento da planta.
Praticidade e versatilidade
De acordo com o Marcos Dias, a principal característica desses produtos é serem mais concentrados. Isso possibilita um grande ganho ao cafeicultor, uma vez que ele pode comprar o produto em menor quantidade e, consequentemente, economizar em frete e armazenagem.
Mas sua grande vantagem, sem dúvida, é sua alta solubilidade. “Eles são totalmente dissolvíveis e conseguem transportar mais elementos do que se estivessem trabalhando só com produto fluido. Também não empedram nem aglomeram, evitando o entupimento de bicos”, diz, referindo-se a um problema comum quando se utiliza cal ou sais heptahidratados, por exemplo.
A alta solubilidade também permite que os produtos sejam dissolvidos diretamente no tanque de pulverização. Outra boa vantagem da linha MultiSais diz respeito ao descarte da embalagem, uma vez que os produtos vêm em pacotes de 3Kg (caixa com 10) e 15 Kg (caixa com dois) e não haverá galões para serem descartados. Esse sistema também evita erros de dosagem, pois o produto já vem pronto para ser utilizado na quantidade ideal que o café necessita.