Protocolo com produtos Multitécnica garante alta produtividade e qualidade na bataticultura
Para se desenvolver em sua plenitude, toda cultura agrícola requer que determinados nutrientes estejam disponíveis na quantidade certa – e na hora certa – de acordo com cada fase do ciclo de desenvolvimento da planta. Com a batata, não é diferente.
Ocorre que essa é uma planta de crescimento rápido, com grande exigência nutricional num curto período de ciclo vegetativo. Tanto que, entre as principais culturas brasileiras, a batata é a que apresenta o maior consumo de fertilizantes por hectare.
A absorção máxima de nitrogênio (N), potássio (K), magnésio (Mg) e enxofre (S) ocorre normalmente entre 40 e 50 dias após a emergência (DAE), sendo que o fósforo (P) e o cálcio (Ca) são absorvidos, continuamente, até 80 DAE.
Para que o produtor obtenha a máxima produtividade, bem como a maior qualidade do seu produto, a Multitécnica desenvolveu um protocolo de manejo nutricional específico para essa cultura. São orientações de manejo e adubação capazes de fornecer os nutrientes mais demandados especificamente em cada fase do ciclo, desde o pré-plantio até a tuberização.
Pré-plantio
De acordo com a engenheira agrônoma Isamara Goulart Santana, desenvolvedora técnica da Multitécnica, o MultiHumic Plus é o produto indicado para ser aplicado no solo a ser cultivado, ainda na fase do pré-plantio. “Este produto proporciona o adequado condicionamento do solo por meio do fornecimento de substância húmicas, que possuem a capacidade de melhorar as características físico-químicas do solo”, diz.
“Isso permite que a planta tenha mais facilidade em absorver os nutrientes fornecidos via adubação de plantio, favorecendo ao pleno estabelecimento do seu sistema radicular, bem como crescimento e desenvolvimento da cultura”, completa.
Os aminoácidos, que também estão presentes na formulação deste produto, irão proporcionar um estabelecimento inicial mais vigoroso, tendo em vista que estão em uma forma prontamente disponíveis para serem utilizados pelas plantas, minimizando o gasto energético para a síntese. A microbiota do solo também é naturalmente beneficiada por meio da utilização do Multihumic Plus, implicando em maior atividade enzimática do sistema.
Ainda no pré-plantio, recomenda-se a aplicação de Lithomax, na dose de 200 kg/hectare, que se trata de um cálcio natural, 100% algas marinhas lithothamnium, que melhora as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo, o que irá beneficiar a nutrição fornecida à batata.
Também a linha Microsolo é uma ferramenta fundamental para correção de deficiências de micronutrientes, como para fornecimento de magnésio de alta disponibilidade, pois a fonte desse elemento se trata de um hidroxi-sulfato de magnésio, de maior solubilidade com relação ao oxido, o que proporciona maior eficiência agronômica, além do boro ser aplicado na forma de tetraborato de sódio pentahidratado, 100% solúvel em água e liberação gradual para o fornecimento desse nutriente ao longo de todo o ciclo da cultura.
Emergência
Já na fase de emergência, a opção é pelos produtos Gold Zinco e MultiTurbo, segundo Isamara. “O fornecimento de zinco nos estágios iniciais tem como objetivo evitar deficiências nutricionais que possam interferir no adequado crescimento da planta, tendo em vista que a deficiência desse elemento pode implicar em folhas com tamanho reduzido e internódio mais curtos, causando redução no crescimento e menor capacidade produtiva”, explica.
Já o MultiTurbo é indicado porque possui moléculas com ação fisiológica que estimulam a produção de hormônios envolvidos no crescimento do sistema radicular. “Isso permitirá um maior aproveitamento do uso da água e dos nutrientes, além de maior tolerância ao estresse ao longo do ciclo da cultura”.
Desenvolvimento vegetativo
Durante a fase do crescimento vegetativo, o MultiMacroEnergia apresenta-se como o produto mais adequado para promover o balanço nutricional eficiente entre macro e micronutrientes, fornecendo as condições para preparar a planta para produzir.
O produto possui elevada concentração de fósforo, de modo a estimular a planta fisiologicamente, visando à obtenção de raízes e estolões em número e comprimento adequado. Isso evitará a interferência negativa na produção de tubérculos durante a fase produtiva.
Outra recomendação é a aplicação do produto New Max, que possui todos os aminoácidos necessários para o pleno desenvolvimento vegetativo, permitindo um crescimento mais eficiente. “Além disso, em caso de estresse abióticos e bióticos, as plantas terão melhor capacidade de recuperação, reduzindo perdas”, afirma Isamara.
Ainda visando uma lavoura mais saudável, ela também recomenda a aplicação do New Copper para o fornecimento de cobre, o que irá estimular a indução de resistência nas plantas, para garantir maior sanidade das folhas, manter o seu metabolismo, respiração e fotossíntese a níveis adequados.
Tuberização
O fornecimento de boro durante esta fase é de extrema importância para obter tubérculos com tamanho adequado para a comercialização. “A deficiência deste micronutriente neste momento poderá implicar na baixa conservação, aparecimento de rachaduras no interior dos tubérculos e coração oco, além do tamanho reduzido”, afirma a engenheira agrônoma ao indicar o Boro 10 Plus.
Já para o adequado fornecimento de cálcio, de modo a evitar com que sua deficiência implique na necrose nos ápices dos brotos dos tubérculos, a opção é pelo Poli Cálcio. “Nos estágios mais avançados o fornecimento de cálcio de maneira insuficiente poderá resultar no desenvolvimento de pontos mortos, o chamado ‘coração negro’, devido à baixa mobilização de Ca para os tubérculos”, explica.
Complementando o manejo nutricional para esta derradeira fase, Isamara recomenda a aplicação do Sugar+. “Ele irá garantir o equilíbrio nutricional adequado entre o potássio, magnésio, enxofre e boro. Todos esses nutrientes são intimamente relacionados à produção e ao transporte de carboidratos para os frutos. Sua correta aplicação irá gerar tubérculos uniformes e com tamanho adequado à comercialização”, finaliza.
Como recomendação final, Isamara orienta que todas as aplicações via foliar sejam avaliadas para que tenham sua eficiência aumentada, garantindo máximo aproveitamento dos produtos aplicados e reduzindo os custos, através da associação de produtos da linha Admix, que possui adjuvantes especialmente desenvolvidos para as diferentes condições de aplicação e são recomendados de maneira específica para cada situação.