Software desenvolvido em parceria com estudantes da UFSJ trará benefícios diretos para toda a cadeia de negócios


O Grupo Multitécnica passou a adotar o QR Code em 20 produtos de seu portfólio, com o objetivo de levar mais informações técnicas aos seus clientes e parceiros. A inicia conta com a participação da Amply Code, start-up impulsionada pela empresa por meio de seu programa Multitécnica Challenge, desafio remunerado desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de São João Del Rey (UFSJ) que premia boas ideias dos estudantes.

Ao ler o QR Code será possível acessar informações sobre a tecnologia presente em cada produto, benefícios, garantias, dosagens, resultados de pesquisas de campo, vídeos, etc. Será possível acessar, também, informações relacionadas ao Multinutri, o programa nutricional da Multitécnica.

“A proposta é um software que resolva várias questões relacionadas ao fluxo de informação entre os três pilares da comercialização de insumos: o produtor, o representante técnico de vendas e a Multitécnica, trazendo ganhos para todos”, explica a engenheira agrônoma Isamara Goulart Santana, desenvolvedora técnica da Multitécnica.

Isamara explica que a Multitécnica tem como objetivo levar ao produtor informações simplificadas, que proporcionem facilidade quando da utilização do seu portfólio. Segundo ela, com uma simples leitura do QR Code pelo celular, o produtor passa, por exemplo, a ter acesso às informações necessárias para que possa fazer pulverizações mais precisas e assertivas e que resultem em maior produtividade.

Por sua vez, o representante técnico de vendas ganha mais credibilidade e reconhecimento do cliente ao fazer uma venda mais coerente com as reais necessidades do produtor.

Com a iniciativa a Multitécnica também almeja alcançar um melhor direcionamento de mercado, já que o software traz métricas a respeito dos produtos. “Isso possibilita que as tomadas de decisões de mercado sejam mais coerentes com o cenário atual do agronegócio”, afirma. Essas informações sistematizadas permitem a adoção de medidas estratégicas e um correto posicionamento dos produtos no mercado.

Isamara salienta que o objetivo do QR Code é facilitar o trabalho de todos os envolvidos na cadeia de negócios: “Fazer com que o software fique disponível a qualquer um e a qualquer momento, simplesmente escaneando o QR Code. A partir daí, o software abre todo um panorama para várias aplicações e vários conhecimentos sobre o portfólio da empresa”.

Embrião

“A gente tem um grande agradecimento à Multitécnica por apoiar o projeto e por ter sido nossa primeira cliente”, diz o engenheiro agrônomo Leonardo Carnevale Dias, um dos sócios-fundadores da Amply Code. Mestre em fisiologia vegetal e doutor em biotecnologia, ele é professor associado na UFSJ e participou ativamente do processo junto ao Multitécnica Challenge.

“A empresa nasceu desse desafio. A partir do momento em que fomos os vencedores do prêmio, os alunos abraçaram a ideia de abrir uma start-up voltada para o desenvolvimento desse software. A partir daí, então, se deu o desenvolvimento da empresa. A Multitécnica é nossa parceira essencial e prioritária”, afirma.

Leonardo conta que outros produtos estão sendo desenvolvidos pelos alunos e todo o processo de validação tem sido realizado junto à Multitécnica. “É um crescimento conjunto”.

Leonardo lembra que, apesar de muitas vezes as pessoas focarem na questão do QR Code, ele é simplesmente um facilitador, pois, ao invés do produtor ou do representante técnico de venda ter de fazer o download de mais um aplicativo no seu smartphone, ele simplesmente escaneia e já abre o software para ele funcionar.

“Então o software permite esse cruzamento de dados, esse acesso a informações de maneira muito clara. Tudo aquilo que a empresa possui a respeito daquele produto, todo aquele conhecimento, ele é disponibilizado ali, através do software”.

Rolar para cima