Mais do que nunca a gestão de resíduos no agronegócio se faz necessária.Os motivos são claros e diariamente noticiados em todo o planeta.

Papel, plástico, borracha, materiais eletrônicos, esgoto e resíduos industriais. Na história do homem, nunca foi tão importante pensar no que fazer com os detritos e substratos da produção mundial.

É por isso que apenas duas palavras podem resumir as soluções encontradas pelo homem para equalizar este problema. São elas: Tratar e reciclar.

Na indústria do agronegócio, quase tudo pode ser aproveitado. Existem dezenas de exemplos. Vejamos dois.

Os resíduos avícolas são passíveis de serem reaproveitados e comercializados, gerando lucro para granjas. O bagaço da cana-de-açúcar gera energia limpa, para usinas e municípios.

Mas tudo isso teve início com a inserção de outra palavra no dicionário dos produtores: Gestão! Pensar, organizar e destinar corretamente os resíduos é tema de estudos científicos e desenvolvimento tecnológico no Brasil e no mundo.

Isso por que um dos maiores problemas relacionados à agroindústria é a abundante quantidade de resíduos gerados durante o processamento da matéria-prima.

Em muitos casos, essas sobras não são tratadas ou reaproveitadas, o que potencializa riscos de contaminação dos solos e da água.

A gestão de resíduos no agronegócio é uma questão de consciência social

Veja que o desenvolvimento sustentável é um dos temas mais discutidos por países e empresas. Desta forma, ter um sistema de gestão de resíduos se tornou de suma importância para as empresas que se preocupam com o meio ambiente.

Por este motivo a gestão ambiental do grupo Multitécnica, baseia-se na política de resíduo zero.  Sendo assim, todos os processos de produção são conduzidos de forma a reaproveitar os efluentes líquidos gerados na indústria, eliminando qualquer possibilidade de descarte no meio ambiente.

O principal objetivo do sistema de gestão ambiental da Multitécnica é incluir atividades de planejamento, processos e recursos na relação do homem com a natureza, para assim, possibilitar o uso adequado dos recursos naturais de modo a preservar o meio ambiente.

Então, de forma concreta, a empresa possui filtros mangas e lavador de gases em 100% de suas plantas industriais, fazendo com que seus efluentes atmosféricos permaneçam rigorosamente dentro dos parâmetros legais. Os demais resíduos da empresa são depositados em baias exclusivas para coleta seletiva e a destinação é realizada por empresas licenciadas para realizar o descarte.

A consciência ambiental da Multitécnica também está incluída na relação com seus colaboradores. Através de placas educativas, treinamentos constantes, e uma equipe altamente competente para realizar a gestão ambiental, a empresa faz da cultura da sustentabilidade um dos principais pilares de sua existência.

Portanto, cada um de nós também pode fazer parte de ações para melhorarmos a relação entre homem, produção e resíduos. Existem muitas iniciativas. a gestão de resíduos no agronegócio é uma missão de todos. Fique por dentro!

Deixe seu comentário

Rolar para cima