A agricultura é uma atividade essencial para a produção mundial de alimentos. Para obtenção de boa produção agrícola, é necessário que os nutrientes estejam em quantidades adequadas às plantas, proporcionando uma maior produtividade. Os fertilizantes são os principais responsáveis pela elevação da produtividade agrícola oferecendo resposta rápida no crescimento e desenvolvimento das plantas.
Neste contexto, as revendas agrícolas devem sempre oferecer aos agricultores um portfólio amplo de produtos a base dos nutrientes necessários para as plantas e devem estar atrelados a diversos fatores como a qualidade, preço, economia internacional, negociação com fornecedores, entre outros.
Conheça quais são os fatores mais decisivos e saiba como eles podem influenciar na venda de fertilizantes da sua revenda agrícola.
-
Qualidade dos fertilizantes
O agricultor busca sempre a máxima eficiência em seus processos. Certamente, ele também busca a máxima qualidade do fertilizante adquirido em revendas agrícolas.
Assim, ter produtos de boa qualidade é chave fundamental para realizar uma boa venda e ganhar a fidelidade do cliente. Para os fertilizantes, a qualidade tem relação direta com:
- Características Físicas: Estado físico; Granulometria; Consistência; Fluidez e; Densidade.
- Características Químicas: Natureza; Concentração de nutrientes; Presença de compostos nocivos; Índice de acidez e basicidade e solubilidade.
Por isso, toda revenda deve sempre priorizar a qualidade dos fertilizantes vendidos. Assim, sempre que você (no papel de gestor da revenda) for negociar com seus fornecedores, exija insumos com qualidade física e química.
Além do mais, para garantir a máxima qualidade deste insumo, você deve saber como escolher seus fornecedores que além de qualidade, devem oferecer preço justo e prazo de entrega.
-
Variação do dólar
A maioria dos fertilizantes padrão são essencialmente commodities. Assim, as empresas que fabricam fertilizantes convencionais como a Ureia, DAP e Cloreto de Potássio não têm controle sobre os preços dos fertilizantes.
Por isso, o câmbio internacional representa um fator de suma importância na compra e venda de fertilizantes, já que essa moeda dita o mercado. Em razão dessa ocorrência, a sua negociação com fornecedores deste insumo é fundamental, pois somente assim você conseguirá garantir o melhor preço para o seu cliente.
Neste contexto, você deve sempre acompanhar a variação do dólar no mercado, para conseguir realizar a compra no melhor momento e no melhor preço.
Vale ressaltar ainda que boas oportunidades em reais devem ser aproveitadas. Já que há produtores capitalizados que podem comprar à vista, usando este cenário a seu favor na hora de negociar. Talvez essa possa ser uma boa opção para a revenda.
-
Sazonalidade (época do ano)
Historicamente, a venda de fertilizantes ao consumidor final atinge o maior pico no segundo semestre de cada ano, especificamente no mês de outubro, momento que representa o início das chuvas.
Esse aumento na demanda do segundo semestre é também decorrente do fator cultural. Isso porque o agricultor escolhe pelo recebimento dos créditos agrícolas no segundo semestre, induzindo um aumento significativo na demanda por este tipo de insumo no período.
Por estas razões, o segundo semestre normalmente apresenta preços mais altos para o comércio do fertilizante quando comparado com o primeiro semestre.
Neste sentido, uma boa estratégia para a sua revenda agrícola é realizar a compra de estoques na contramão da demanda, sempre lembrando das regras de boa armazenagem priorizando a manutenção da qualidade.
Vale lembrar que a sua revenda agrícola deve sempre estar preparada para atender a demanda do agricultor. Caso contrário ele pode buscar o insumo em revendas concorrentes.
-
Conhecimento do mercado internacional e nacional
Sem dúvidas, tanto os fatores internos quanto externos irão influenciar no preço dos fertilizantes e, consequentemente, na capacidade de venda deste insumo ao agricultor, por isso precisam ser sempre ponderados.
Do ponto de vista da economia internacional, alguns fatores podem afetar o preço e a disponibilidade dos fertilizantes. O preço do petróleo é o mais significativo deles, pois ele é o responsável por encarecer o frete.
Há ainda barreiras protecionistas dos países exportadores de fertilizantes (que diminuem a disponibilidade) e o aumento do consumo por países em desenvolvimento. Entender esses fatores é fundamental.
Já quanto a questão interna, o que determina a venda de fertilizantes é o tamanho da área plantada para determinada cultura. Vejamos o exemplo da soja: a área plantada de soja vai determinar a venda de insumos para esta cultura, e assim por diante.
Ou seja…
Certamente, o conhecimento destes fatores será fundamental para garantir uma boa negociação com fornecedores deste insumo. Consequentemente você conseguirá oferecer fertilizantes de melhor qualidade e preço ao agricultor.
Aproveite essas dicas decisivas e conheça o catálogo de fertilizantes da Multitécnica, oferecemos produtos de ótima qualidade e preços!