Evento de caráter técnico difunde os benefícios do uso de magnésio na agricultura moderna


A Multitécnica é apoiadora do II Magnesium Day, evento que será realizado no dia 18 de abril no Centro de Convenções de Uberlândia (MG), com o objetivo de difundir os benefícios desse elemento essencial na agricultura de alta produtividade.

O evento é realizado pelo Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão (Gape), da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiróz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP). É destinado a profissionais da área de agronomia em geral, incluindo empresas, produtores rurais e consultores autônomos. Também é de grande interesse de profissionais da área acadêmica e estudantes.

Em sua segunda edição, o Magnesium Day apresenta considerável crescimento, com o limite de 350 inscritos atingidos até meados do mês passado, contra 200 da primeira versão, realizada em setembro de 2022 em Piracicaba (SP). Apesar do caráter técnico, durante o evento serão realizados diversos networks, que podem derivar para bons negócios entre os participantes.

A exemplo da primeira edição, a expectativa é de que muitas dúvidas sobre o manejo desse nutriente sejam respondidas diretamente pelos palestrantes, todos especialistas de renome em nutrição vegetal, logo após suas respectivas apresentações.

A coordenação do Magnesium Day é novamente do Dr. Godofredo Cesar Vitti, professor sênior do Departamento de Ciência da Esalq/USP, fundador do Gape, e que desde 1988 coordena, em nível nacional e internacional, o Programa de Análises de Tecido Vegetal (PIATV). Vitti tem publicados 15 livros sobre nutrição vegetal, fertilizantes e fertilidade do solo, além de ter colaborado em dezenas de outras publicações.

Programação

Após o tempo determinado para credenciamento e solenidade de abertura, a cargo do professor Vitti, a programação de palestras começa às 9h30 com o tema “Magnésio na Planta”, explorado pelo pesquisador Ismail CakMak, professor da Sabanci University, de Istambul, na Turquia e autoridade internacional sobre esse nutriente; segue às 10h10 com “Dinâmica no Solo e Fontes de Magnésio”, com o professor Dr. Rafael Otto, da Esalq/USP; e “Magnésio em Feijão”, pelo professor Eduardo Zavaschi. Encerrando o período da manhã, ocorre um debate sobre os temas abordados, moderado pela especialista Cristiane Segatto, bióloga com doutorado em produção vegetal pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

No período da tarde, os trabalhos serão retomados às 14h com a palestra “Magnésio em Cana-de-Açúcar”, por Carlos Alexandre Costa Crusciol. Às 14h40, o professor Claudinei Kappes apresenta o tema “Magnésio em Soja e Milho” e, em seguida, Rogério Peres Soratto fala sobre “Magnésio em Batata”.

Após a pausa para o café, às 16h30 será a vez de Douglas Guelfi abordar o tema “Magnésio em Café” e, logo após, Marcelo Morita apresentar o tópico “Magnésio em Algodão”. No encerramento do dia, às 17h50 Rafaella Rossetto será a moderadora de mais um debate.

Um aspecto a se destacar é que todos os participantes terão acesso às apresentações, cedidas pelos palestrantes, no formato PDF.

Importância

O magnésio é um macronutriente demandado pelas plantas em grandes quantidades.

Entre as várias funções do magnésio, uma de grande importância é ser o átomo central da molécula de clorofila nas folhas verdes das plantas. A clorofila necessita de 15% a 20% do total desse nutriente presente na planta para otimizar a absorção de luz e transferir energia para os centros de reação da fotossíntese.

Dessa forma, o magnésio participa ativamente dos processos metabólicos, como a formação de ATP nos cloroplastos, para permitir que a planta realize a fotossíntese. O nutriente também atua na síntese proteica, carregamento do floema, separação e utilização de fotoassimilados, além de contribuir com o desenvolvimento do sistema radicular.

A deficiência de magnésio nos cultivos brasileiros tem sido constantemente verificada, em função ao uso contínuo das áreas sem a devida reposição do nutriente, devido à acidez do solo ou ainda devido ao desbalanço de bases no solo, com predominância de cálcio e potássio em detrimento ao magnésio.

 Multitécnica

Mais que divulgar a importância do elemento magnésio, ao apoiar o evento a Multitécnica vê a oportunidade de esclarecer que o manejo que muitos produtores vêm fazendo pode estar equivocado em relação à sua disponibilidade real para as plantas, diz o gerente técnico da Multitécnica, Flávio Barcellos Cardoso. “Queremos mostrar, também, que a Multitécnica tem disponível em seu portfólio para aplicações via solo, produtos com fontes mais solúveis de Magnésio”.

GRANULADO

Com esses objetivos em mente, uma equipe da Multitécnica estará presenta para apresentar a linha Microsolo, composta por micronutrientes granulados para aplicação via solo. Os produtos e destaque são o Mega Bor e Mag Bor 20 (ambos a base de magnésio, boro e manganês, com todos os nutrientes no mesmo grânulo). “Esses produtos são na fonte oxisulfato, portanto oferecem magnésio ao solo com uma solubilidade maior em relação às fontes mais usadas no mercado, como o calcário dolomítico”, afirma Barcellos.

“Outro produto a ser apresentado é o fertilizante foliar Sugar+, que é à base de magnésio, boro, enxofre, potássio e carbono orgânico”, finaliza.

Rolar para cima